A Bíblia da beleza lista os melhores de 2021 e consagra o ‘clean’

Se a Allure é considerada a ‘Bíblia’ da beleza, sua lista com os melhores produtos do ano são os ‘10 Mandamentos’ para uma turma fiel que segue a revista com fervor religioso. O ritual começou em 2007, quando a redação reparou que os leitores estavam espontaneamente publicando recomendações valiosas no site da revista e que havia ali uma enorme oportunidade. Nascia o Readers´ Choice Awards (Prêmio Escolhas dos Leitores), iniciativa que promoveu uma interação até então inédita com a audiência da publicação. E olha que estamos falando de em um tempo em que a palavra ‘engajamento’ nem frequentava o jargão do marketing! 

A lista continua relevante 14 anos depois, e uma olhada na lista de 2021 vemos os eleitos de ‘Clean Beauty’ pontificando onde antes só havia as categorias clássicas: Pele, Lábios, Olhos, Perfumes, Unhas e Ferramentas (pincéis, principalmente). 

Uma pesquisa pelos arquivos da revista mostra que foi apenas em 2015 – 8 anos após a criação do Prêmio – que os produtos ‘Naturais’ (lembremos que o termo clean beauty nem existia) entraram no mapa. “Encontrar um produto de beleza totalmente natural, que funcione e que não exija uma conta bancária à altura de Gwyneth (Paltrow) não é fácil”, dizia a revista.

O termo mudaria com a lista de 2019: “Agora, com a revolução da beleza ‘clean’, anunciada por selos de ‘verde’ e ‘natural’, o cenário está totalmente povoado por produtos inovadores, efetivos e luxuosos para besuntar e esfregar no nosso corpo inteiro”. 

A partir daí, os leitores /consumidores aprenderam que cuidar da beleza e da saúde exigiria algum conhecimento técnico e paciência (e óculos!) para ler as letrinhas miúdas das etiquetas de ingredientes do produto. “Nós trabalhamos para ensinar a você como olhar além do apelo do marketing e prestar atenção à lista de ingredientes, para tomar decisões bem-informadas”, doutrinava a revista. 

A Allure reuniu químicos, dermatologistas e cientistas e criou um rol de ‘pecados capitais’, os ingredientes diabólicos que uma alma clean não pode nem passar perto. São eles (em inglês): parabens, phthalates, sodium lauryl sulfate, silicones, polyethylene and polypropylene (microbeads), metallic aluminum, triclosan, talc, mineral oil, petrolatum, formaldehyde, toluene, e chemical sunscreens (oxybenzone, avobenzone, octinoxate). Ufa!

Parece ladainha de penitente mas, para os seguidores da clean beauty, nada disso é um martírio. Pelo contrário! É a chance de cuidar da saúde enquanto cuida da beleza, e, de quebra, do planeta.

Entre os 14 vencedores clean de 2021, apenas o produto da Biossance está à venda no Brasil. O prêmio de melhor Hidratante Facial ficou com o Óleo Facial de Vitamina C com Extrato de Rosas e Esqualano. Sobre o produto, o texto da revista diz: “aplicadas sobre a pele limpa – ou misturadas à base -, duas gotas deste elixir dos sonhos criam um glow sublime, enquanto o esqualano de origem vegetal e a vitamina C iluminam e suavizam a pele com o passar do tempo”. 

Para conhecer todos os ganhadores, acesse o site da Allure e boas compras!  

Leave a reply

EN