projeto ponto firme

Ponto Firme: o projeto que trouxe um outro olhar para a moda

Para começar a falar sobre o projeto, é preciso lembrar que o Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo, composta por mais de 750 mil pessoas. Isso influenciou a iniciativa voluntária do designer e artesão Gustavo Silvestre de criar o Projeto Ponto Firme, em 2015, com o objetivo de levar afeto, design e estética para dentro da penitenciária Adriano Marrey, promovendo uma transformação social através da moda e do crochê para detentos e egressos do sistema prisional. 

O resultado dessa ação foi tão positivo que, hoje em dia, os trabalhos desenvolvidos pelos participantes já fizeram parte da São Paulo Fashion Week, da SP-Arte e de diversas collabs. E não para por aí, o Ponto Firme já virou reconhecido internacionalmente e participou da última semana de moda de Paris através de uma parceria icônica com a marca Germanier. Gustavo Silvestre e Kevin Germanier criaram 20 looks para a coleção de verão 2023 a partir de plumas, miçangas e outros materiais encontrados no estoque morto da indústria. O show na passarela foi de encher os olhos. 

projeto ponto firme projeto ponto firme

projeto ponto firme projeto ponto firme

Esta união se tornou possível através de um convite do consulado francês, que trouxe uma comitiva de estilistas franceses ao Brasil para conhecer projetos sociais e de sustentabilidade. O match foi instantâneo! 

“Eu acho importante esse trabalho ganhar reconhecimento, porque as iniciativas sociais podem fazer com que outras marcas encontrem caminhos semelhantes, fazendo com que a moda possa ajudar a mudar a vida de muitas pessoas”, diz Gustavo.

Veja também: Prêmio Jabuti 2022: o que é e quem foi finalista

Leave a reply

EN