Sempre conectado ao mundo da moda, o carioca Claudio Parreiras iniciou sua carreira na área ao trabalhar como RP na grife Company, ao lado de Mauro Taubman, trabalho que o levou a se tornar repórter e stylist da revista Interview. A partir daí, sua carreira na moda foi alavancada, até ser convidado a se tornar correspondente de moda em Paris.
Com muito acesso e contatos nesse universo, sua carreira foi notável, produzindo desfiles de importantes marcas de luxo e alta costura, acumulando referências e experiências sem igual. Hoje, através de seu Instagram, compartilha sua expertise por meio de colagens em homenagem às celebridades aniversariantes do dia.
Ver essa foto no Instagram
Em uma conversa conosco, Claudio compartilhou alguns conselhos para construir uma bagagem de referências e trabalhar a criatividade:
Agregar experiências
“Viagens, livros, filmes, museus são instrumentos infalíveis, mas acho que tudo depende de um ‘click’ interior, que vai te permitir a leitura destas emoções. O que te inspira em um dia poderá te bloquear no seguinte. Acho importante acumular imagens na cabeça, e elas serão a válvula para dar partida.”
Exercício
“A criatividade é mesmo um exercício. O momento de sentar-se à frente de uma tela branca e se jogar no vazio… Até dos erros e dúvidas você pode extrair ideias fantásticas!”
Não se prender a fórmulas
“Acho quase impossível enumerar fórmulas ou dar receitas, sobretudo agora que o acesso às informações ficou tão fácil. É algo que vai e vem, em movimento. Você ‘esbarra’ e tem que saber captar na hora certa. Então também pode acontecer em uma sala de espera, aeroporto, janela de um trem ou sentado em um restaurante.”