Alvaro Leme

Inside informations sobre o novo podcast do Alvaro Leme

O jornalista, creator e professor Alvaro Leme acaba de anunciar, em primeira mão, que lançou o seu novo podcast de cultura geral: Aprenda em 5 minutos para arrasar na mesa do bar. Um nome um tanto quanto ousado e atraente, né? 

 

Com seu conhecimento único, todas as terças e quintas (por enquanto) sai um episódio novo onde Alvaro responde dúvidas sobre qualquer assunto recebido do seu próprio público e elimina qualquer impasse em apenas 5 minutos! Em uma conversa, o expert nos contou tudo sobre esse novo projeto, quais os objetivos por trás e ainda deu algumas dicas para quem quer crescer nesse mercado de podcasts:

Como surgiu a ideia do projeto? E a ideia do nome?

A dinâmica de muitos podcasts lembra o papo de mesa de bar, né? A informalidade, os tópicos inusitados que surgem às vezes… Então quis aproveitar essa afinidade num programa. Como minha vida é muito corrida, tinha que ser algo simples de produzir – até 2021, tive um podcast com meus amigos Thiago Pasqualotto e Melina Harden, o Debates Inúteis, mas organizar três agendas ficou impossível. Daí pensei nesse formato solo, que posso gravar na hora que sobrar uma vaguinha. Sobre o nome, queria algo que logo de cara mostrasse do que se trata, mas que também tivesse humor. É intencionalmente comprido para ser mais marcante.

Qual o objetivo por trás dessa ideia de responder dúvidas do próprio público?

Envolver as pessoas, mobilizar a audiência. Criar no ouvinte a sensação de que pode contar comigo. No marketing a gente vê cada vez mais a importância de construir sua comunidade. Sempre fui um cara que agrega amigos, e espero que meu trabalho na internet reproduza essa característica. Quem não oferece conteúdo que faça diferença na vida do público perde relevância. Espero que o programa divirta e transmita conhecimento de maneira leve e interessante. Não vou esgotar os temas em um episódio de 5 minutos, mas pretendo inserir ali o máximo de profundidade possível, sem a coisa ficar chata. É um desafio muito legal. 

Como você vê o mercado de podcasts de hoje em dia? Existe algum tipo de diferencial?

Extremamente competitivo. Justamente por isso, passei 2022 quase todo bolando esse projeto. Fiz três pilotos pro episódio de estreia, até achar que estava dentro do nível de qualidade que considero ideal. O brasileiro ama ouvir podcasts, mas ainda há margem para crescer. Muita gente ainda nem experimentou o produto, então creio que haja espaço para quem mais quiser vir criar. O importante é tentar achar maneiras de fazer algo que seja a cara do creator e que o público abrace também.

Leave a reply

EN