A força do tigre e a cautela do luxo no Novo Ano Lunar

Sempre uma data importante para o mercado de luxo, em 2022 as marcas abordam a força e coragem do Ano do Tigre com cuidado.

 

Celebrado na China e em outras nações da Ásia Oriental, o Ano Novo Lunar se trata da passagem do ano conforme o calendário que acompanha os 12 ciclos da Lua. Segundo a tradição, cada ano é associado a um dos 12 animais do horóscopo chinês, sendo 2022 considerado o Ano do Tigre – que representa coragem, confiança, competitividade e força. Com início no dia 1 de fevereiro, a data é marcada por um grande festival, que pode durar até duas semanas, com o objetivo de atrair sorte e prosperidade para o novo ciclo.

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As marcas de luxo aproveitam a ocasião para lançar coleções cápsula especiais, entretanto nem sempre tão bem recebidas: muitas vezes contendo erros de grafia ou sendo acusadas de tokenismo e apropriação cultural. Com o mercado chinês crescendo exponencialmente e prometendo, segundo estudos, ser o maior consumidor de produtos de luxo até 2025, desta vez, as maisons estão optando por uma abordagem mais cautelosa. 

Assim, as coleções festivas deste ano trazem representações literais do animal do zodíaco, com estampas de tigre e artes tradicionais chinesas. Algumas marcas também escolheram trabalhar a cor vermelha, utilizada como símbolo de sorte nas celebrações.

 

Burberry

Dior Men

Não só isso, nomes como Gucci e Prada colaboraram com fundações de proteção a espécies de tigre ameaçadas de extinção, enquanto outros, como Ferragamo, firmaram parcerias com artistas chineses para a criação da coleção. 

Ferragamo

Gucci

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