A diversidade segundo Valentino

Ao celebrar corpos, cores e idades diferentes, o diretor criativo Pierpaolo Piccioli insere a Alta Costura na contemporaneidade.

 

Sem dúvida uma das favoritas dos tapetes vermelhos, a Valentino de Pierpaolo Piccioli ficou marcada pelo uso artístico e ousado das cores e  silhuetas pelo designer italiano. Para a temporada de Alta Costura de Primavera 2022, o diretor criativo explora a anatomia, e nos convida a refletir sobre a ideia de uma beleza não absoluta.

A temporada de Alta Costura é o momento em que um designer tem mais liberdade de criação, podendo criar peças e coleções exuberantes, confeccionadas com o mais elevado nível de habilidade. O diretor criativo da Valentino decidiu elevar um passo à frente, se propondo a mostrar como isso se parece nas mais variadas formas humanas. 

Assim, formando o casting mais diverso da temporada, convocou para a passarela modelos de diferentes idades, cores e tipos físicos, sendo uma das únicas casas a apresentar modelos não magras – principalmente vestindo roupas que realmente mostram e abraçam seus corpos, uma vez que algumas casas também inserem modelos curve, porém ainda cobrindo todo seu corpo. 

Pierpaolo diz que imaginou sua coleção não em um modelo único e idealizado, mas em uma variedade de mulheres, com diferentes estruturas corporais e idades, refletindo a riqueza da diversidade do mundo contemporâneo. Assim, ele insere não apenas a Valentino, mas toda a Alta Costura em um cenário mais próximo da realidade moderna.

Nomeada como “Anatomia da Costura” a coleção é descrita da seguinte maneira pelo site da própria grife: “Suave e acolhedor no espírito democrático, e ao mesmo tempo radical na abordagem com que reescreve processos conhecidos, Pierpaolo Piccioli constrói a coleção como uma harmonia composta de tipos físicos e as roupas que os vestem, estudadas através de um longo processo, tanto científico quanto poético. A mensagem não muda em seu propósito, que é transmitir beleza, mas na expressão de acolhimento.”

Exibindo imagens de backstage, que evocam a humanidade por trás da “perfeição”, a coleção foi apresentada no dia 26 de janeiro, em um desfile de tirar o fôlego, e trás a esperança de um novo capítulo para a Alta Costura, com mais diversidade e inclusão.

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