Hoje completam-se 6 anos de falecimento de um dos designers que mais marcou a moda da década de 1960. Conhecido por seu trabalho visionário, que antecipou tendências, André Courrèges marcou uma geração. Conheça mais sobre sua história e carreira.
Nascido na França em 1923, André Courrèges sempre foi apaixonado por arquitetura e design, o levando a cursar engenharia civil na l`Ecole des Ponts et Chaussées. Em 1945, porém, sua carreira tomou um outro curso, quando se mudou para Paris e começou a trabalhar em uma pequena casa de moda.
Em 1949, conheceu o espanhol Cristóbal Balenciaga, conhecido como “o arquiteto da moda”, com quem trabalhou por anos, até se inspirar a abrir sua própria maison, em 1961.
Seu conhecimento em engenharia e seu profundo interesse em arquitetura e design, somados à sua experiência com Balenciaga o levaram a trabalhar linhas retas e formas geométricas em seu design, demonstrando um equilíbrio técnico e artístico impecável.
Courrèges acreditava em uma visão de futuro em que as mulheres precisavam de liberdade, praticidade e conforto em suas roupas. Assim, em 1965, chega a “Revolução Courrèges”, com sua coleção denominada Space Age. A coleção, extremamente futurista, apresentava peças brancas, metalizadas, com recortes minimalistas e geométricos. Sua maior inovação foi utilizar tecidos alternativos não convencionais, como PVC, vinil, borracha e plástico. Foi por meio desta coleção que Courrèges criou a estética das “moon girls”, vestidas de branco e prata, representando a tecnologia do futuro.
Suas peças mais icônicas foram os vestidos curtos em modelagens geométricas, as botas brancas de bico quadrado, os enormes óculos e os chapéus em formato de elmo, todas geralmente em cores claras e recortes minimalistas. O designer foi o primeiro a diminuir o tamanho da saia para mini, o que foi popularizado e difundido quase simultaneamente pela designer Mary Quant.
André Courrèges deixou a própria marca em 1994, e a maison só voltou a apresentar desfiles em 2015, após ser comprada pelos estilistas franceses Arnaud Vaillant e Sébastien Meyer.
Courrèges faleceu aos 92 anos em Paris, em 2016, após batalhar por 30 anos contra a doença de Parkinson. Seu legado segue vivo e forte até hoje, inspirando estilistas e designers pelo mundo inteiro.