#GenteQueInspira – Thierry Mugler, o pai da moda performática e fetichista

Conhecido por seus desfiles performáticos espetaculares e seus designs com forte apelo sexual, Thierry Mugler completou 73 anos essa semana. Conheça mais sobre a vida e carreira deste incrível artista multifacetado.

 

Nascido em Estrasburgo, na França, em 21 de dezembro de 1948, Manfred Thierry Mugler é um exibicionista nato. Apaixonado por arte desde muito cedo, entrou para o Ballet of the National Rhine Opera aos 14 anos, com o qual permaneceu por 6 anos, como bailarino clássico profissional. Essa experiência contribuiu para aprimorar sua compreensão sobre performances – o que, no futuro, refletiria muito em seu trabalho nas passarelas.

Morando em Paris, descobriu sua maior paixão na École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, escola de artes e design, ao começar a criar suas próprias roupas, figurinos e cenários de teatro. Mas, sua trajetória com a moda realmente se iniciou aos 24 anos, quando começou a trabalhar como fotógrafo e vitrinista da boutique Gudule.

Com seu talento inconfundível, passou a atuar também como designer freelancer, desenhando roupas para a boutique francesa e para outras lojas de Paris, Londres, Milão e Barcelona.

Foi então em 1973, aos 25 anos, que Mugler lançou sua marca homônima. A primeira coleção, batizada de ‘Café de Paris’, chamou a atenção do designer Azzedine Alaïa, com quem teve uma parceria que durou até o final da década de 70. Juntos, eles combinavam elementos punk com os ternos de ombros largos inspirados em uniformes militares franceses, que se tornou a estética inconfundível da dupla. 

Thierry Mugler, Francesca Dellera e Azzedine Alaïa

Ao longo dos anos, Mugler foi criando sua imagem enquanto estilista, sendo reconhecido por seus designs exuberantes e sensuais, extremamente criativos e fora do comum. 

Na década de 90, estreou na Alta Costura, fazendo da passarela um verdadeiro espetáculo e sendo um dos pioneiros a convidar super modelos e celebridades para desfilar. No mesmo período, o designer decidiu expandir sua área de atuação ao começar a desenvolver também fragâncias. O famoso perfume ‘Angel’, lançado em 1992, foi o primeiro aroma ‘gourmand’ da história – ou seja, feito com com ingredientes utilizados na culinária.

Mugler queria criar algo que remetesse à suavidade e à infância, ao mesmo tempo em que trouxesse um apelo sensual, que desse vontade de “devorar” quem o utilizasse. O objetivo foi atingido com as notas de mel, chocolate, baunilha, caramelo, patchouli e sândalo do perfume.

Já em 2002, o Mugler se aposenta e deixa a própria marca – que tinha sido vendida para a empresa de cosméticos Clarins. Mas, mesmo que tivesse a intenção de desaparecer dos holofotes, o designer continuou tendo algumas aparições significativas.

Em 2009, tornou- se consultor artístico de ninguém menos que Beyoncé, chegando a desenvolver 58 looks para a turnê “I am…” da musa pop.  Dez anos mais tarde, criou um dos looks mais falados da década para Kim Kardashian: o icônico wet look, utilizado pela celebridade no Met Gala de 2019. O vestido, que demorou oito meses para ser feito, imitava o efeito de água, com látex e cristais que abraçavam a famosa silhueta da Kardashian. 

Kim Kardashian's Met Gala Look Is Wet, Wild, and Totally See-Through | Met gala looks, Met gala dresses, Gala dresses

Mesmo aposentado, suas criações continuavam a inspirar o trabalho de diversos artistas e designers do mundo todo. Foi então que, em 2010, a grife teve seu retorno com Nicola Formichetti – então stylist de Lady Gaga – no comando da direção criativa. 

Nicola mudou o nome da marca para apenas “Mugler” e pavimentou o caminho que é seguido até hoje,  sob o comando de Casey Cadwallader,  diretor criativo da maison, mantendo a estética inconfundível criada por Thierry Mugler e trazendo um viés mais moderno. 

Recentemente, Mugler anunciou uma exposição de seu trabalho no Musée des Arts Décoratifs, em Paris, quase como uma retrospectiva de sua carreira. Para quem planeja visitar a cidade francesa em breve, a mostra fica disponível até abril de 2022.

Leave a reply

EN