Quem nunca ouviu um canto apaixonante de um pássaro e desejou saber qual era a criatura por detrás daquele som?
Para a sua sorte, o Laboratório Cornell de Ornitologia tem as respostas para o seu problema!
O laboratório fez uma nova atualização de seu aplicativo, o Merlin, projetado para observadores de pássaros amadores e experientes. Agora, o app oferece um recurso de Inteligência artificial chamado “Sound ID” que pode capturar sons de pássaros e compará-los com amostras de base de dados para descobrir qual pássaro está emitindo aquele canto.
Desde o lançamento no final de julho, o recurso se tornou o mais popular do app, e as pessoas já o utilizaram para detectar mais de um milhão de aves!
De acordo com Drew Weber, coordenador do projeto do Merlin, o número de novos usuários disparou 58% nas duas semanas anteriores ao lançamento do app, resultando em um alcance 44% maior em relação ao mesmo período do ano passado.
“Os usuários finalmente conseguem nomear os pássaros que viram ou ouviram antes, mas nunca puderam identificar, e estão muito animados com isso”, Weber escreve em um e-mail, explicando que muitas vezes é mais fácil obter uma boa amostra de áudio de um pássaro do que uma boa foto.
E para quem já estava encantado com a tecnologia do app de identificar o som de milhares de aves, saiba que ele também conta com recursos mega avançados de reconhecimento de imagem. Ao gravar o canto dos pássaros, a melodia é transformada em um gráfico visual, que em seguida é analisado e comparado com o catálogo de sons de pássaros conhecidos.
O objetivo é identificar muitas amostras de áudio sem gerar falsas identificações. Mas Van Horn, engenheiro de som do app, afirma que alguns pássaros são mais fáceis de identificar do que outros.
“Alguns simplesmente não têm muita variação”, o pesquisador revela. “Outros pássaros são muito mais desafiadores, porque têm um repertório muito mais amplo que muda dinamicamente, e, na verdade, imitam os sons de outras aves.”
Gaios-azuis e cotovias que imitam os sons de outros pássaros são naturalmente mais difíceis de identificar de forma conclusiva. Para esses casos específicos de canto, o app dispõe de amostras adicionais e opções de confirmação com especialistas, que ajudam a classificá-los corretamente – olha que demais!
O Merlin não é o único programa que funciona como uma espécie de Shazam dos pássaros, mas é totalmente gratuito e garante a privacidade dos usuários. Todo o processamento é feito nos dispositivos iOS ou Android dos observadores de aves, facilitando o funcionamento do app em caminhadas ou em outros lugares com sinal limitado.
E se você – assim como nós – é apaixonado pelos sons da natureza, nao deixe de acompanhar essa playlist no spotify! Através de sons de pássaros, a playlist te teletransporta para o meio da floresta. O bacana é ir trocando de faixa e ver como os sons mudam.
Uma sinfonia da natureza!