O fenômeno Olivia Rodrigo

 Se você é alguém antenado nas redes sociais, com certeza cruzou com uma foto de uma menina com adesivos no rosto, língua para fora e fundo roxo nos últimos dias. Essa foto, que já nasceu como um clássico na cultura pop, se trata da capa do mais novo álbum sensação “SOUR” da cantora Olivia Rodrigo. 

Olivia tem só 18 anos e SOUR é o seu álbum de estreia… mas isso não impediu que ele fosse um estouro e que suas músicas estivessem na ponta da língua da maior parte dos jovens. 

Desde 2016, quando protagonizou a série Bizaardvark da Disney Channel, a cantora e atriz californiana já fazia um certo sucesso, principalmente entre as crianças. Mas tudo isso veio a mudar três anos mais tarde quando ela veio a fazer parte do elenco de High School Musical The Series, uma outra série da Disney que faz parte mesmo universo do filme High School Musical que marcou tanto a infância e adolescência das gerações X e Y… como esquecer do fenômeno que foi essa trilogia no início dos anos 2000? Não sei quanto a você, mas eu ainda canto as músicas do filme!

A carreira de Olivia já estava em alta e era super promissora, mas veio a subir ainda mais quando ela começou a namorar o parceiro de set, Joshua Basset. O casal, que começou a namorar ainda em 2019, no início das gravações, se tornou o casal teen do momento! Suas fotos, interação nas filmagens e principalmente o fato de eles também serem um  casal na série fez com que rapidamente se tornassem o casal mais adorável do momento.

Mas tudo que é bom acaba…E Olivia aprendeu isso da pior maneira para uma menina adolescente! Em junho de 2020, pouquíssimo tempo após o término, Joshua foi visto com Sabrina Carpenter, uma outra atriz da Disney – e sim ela é a famosa “blonde girl” que Olivia tanto se refere no seu grande hit ‘Driver ‘s License’. 

O modo que a garota encontrou para lidar com todos esses sentimentos novos perante a primeira experiência amorosa foi literalmente, ou melhor, liricamente colocando-os para fora, em forma de letra e música… e assim nasce o SOUR! 

O álbum de 11 músicas – ou melhor, 11 hits – coloca em ordem cronológica todos os  sentimentos, de raiva, inveja, angústia, e superação que Olívia sentiu após ver seu primeiro amor substituí-la de forma tão rápida. Ouvir o álbum é como voltar no tempo e relembrar de seu primeiro coração partido e tudo o que você sentiu.

SOUR fez tanto sucesso entre os jovens justamente por trazer músicas que retratam situações pelas quais eles estão passando, criando assim sentimento de identificação. 

Quando dissemos acima que o álbum já nasceu como um clássico, não era modo de dizer! Apenas sete dias após seu lançamento, as músicas de SOUR já haviam somado 385 milhões de reproduções no Spotify, e como se isso não fosse o suficiente para nos deixar boquiabertos com o seu sucesso, saiba que ele também conseguiu emplacar simultaneamente quatro músicas no top 10 da Billboard Global 200, ranking que indica as 200 músicas mais ouvidas no mundo. Essa foi a primeira vez na história da Billboard em que o mesmo artista foi capaz de colocar tantas músicas no top 10 ao mesmo tempo! Nada mal para um álbum de estréia, não acha?

Também não podemos falar da fama do álbum sem mencionar a participação essencial do TikTok. Há um tempo já se notava que as músicas que bombavam no aplicativo passavam a fazer sucesso nas paradas, mas Olívia definitivamente levou essa correlação a um outro patamar.

As músicas Driver ‘s Licence, Good 4 u, Traitor e Déjà vu acabaram virando  “trends” no aplicativo, e por isso já era de esperar que o sucesso delas ultrapassasse as barreiras do TikTok e fosse ouvido nos streamings de música… mas pela surpresa de todos foram justamente essas quatro músicas que entraram no top 10 da Billboard, comprovando o poder de influência que o aplicativo tem nos seus usuários! You go Tik Tok!

Ainda precisa de mais motivos para parar o que está fazendo e ouvir SOUR?

 

Leave a reply

EN