No último ano, Reshma Saujani, fundadora da Girls Who Code, ONG que visa apoiar e aumentar a participação feminina na área da ciência da computação e tecnologia, sugeriu a criação de uma nova espécie de Plano Marshall. O auxílio em questão seria uma bonificação mensal de 2.400 dólares para mulheres que exercem a tarefa de ser mãe, que nunca foi fácil e ficou ainda mais difícil no último ano. Afinal, a pandemia fez com que as crianças passassem mais tempo em casa, e a crise econômica resultou no aumento do desemprego e redução salarial, afetando principalmente as profissionais do sexo feminino. A ideia de Reshma inclusive chegou ao Congresso estadunidense por meio da deputada nova-iorquina Grace Meng.
Agora, com o Dia das Mães se aproximando, o ‘Plano Marshall ’das Mães ganhou um novo objetivo: criar uma conscientização coletiva das dificuldades do trabalho maternal, além de despertar o olhar para outras questões que vêm com a maternidade, como a falta de apoio dos pais, creches insuficientes e desigualdade salarial.
Nasce então a floricultura virtual Moms Deserve More, que vende lindos bouquet de flores… que podem custar até 800 bilhões de dólares! A Girls Who Code se uniu à agência SS + K, responsável pela criação da flower shop, e a iniciativa está causando barulho. Os preços dos bouquets são extremamente simbólicos. O de 800 bilhões , por exemplo, simboliza a renda total que mulheres ao redor do mundo deixaram de gerar devido à pandemia. Há também outros tipos de bouquet, como o de 13.000 dólares, que simboliza o custo da criança que não conseguiu vaga na creche do governo, ou o de 36.000 dólares, que faz referência aos empregos perdidos em 2020, levando em consideração que este é o salário médio anual de uma mãe trabalhadora nos Estados Unidos.
“Mandar flores e cartões de agradecimento uma vez por ano não é o suficiente”, diz Margie Childerley, diretora criativa por trás da floricultura. “As mães precisam de um apoio concreto, como salário igual, pensão e muito mais. É um despertar. Depois do ano que tiveram, as mães merecem mais do que flores”, defende.
Apesar de a Flower Shop ser uma grande provocação, quem quiser poderá encomendar flores da loja… e não custarão milhares de dólares! As flores na verdade serão doações para ajudar mães que precisem de apoio deste criativo ‘Plano Marshall’.