As 5 tendências para se ficar de olho, segundo a WGSN

Reconhecida por suas previsões pioneiras  e  relatórios de tendências precisos, há anos a WGSN (World Global Style Network) desenvolve  um papel crucial  para aqueles que querem saber das tendências antes que se popularizem. A empresa fez uma análise sobre cinco comportamentos no universo da moda que prometem ‘bombar’ a partir de 2021. Vamos conhecer? 

 

1-  Couro de cogumelo

O micélio é um ingrediente-chave para 2021 e os anos seguintes. Soterrado na terra, o ingrediente que é a base do cogumelo sempre foi importante para a agricultura e a absorção de carbono, mas entrou recentemente na lista de ingredientes de alimentos, bebidas, produtos de beleza e vestuário. 

No universo da moda, o couro de micélio está começando a ser usado como matéria- prima de bolsas, sapatos e outros acessórios. Marcas como Adidas e Stella McCartney têm investido no biomaterial Mylo, feito à base de micélio.  A ideia é aumentar a produção o mais rápido possível e criar uma supply chain para este tipo de couro alternativo. 

 

 2- A roupa inteligente

Reactive-wear é o ponto de encontro entre a  evolução de roupas tecnológicas (wearable tech)  e a moda fitness personalizada. Roupas e tênis voltados às atividades físicas estão incorporando sensores que monitoram o  corpo em tempo real, podendo assim fazer recomendações sobre os exercícios realizados. Este novo tipo de vestimenta atua como uma espécie de personal trainer, só que dentro de bolsos e tênis.

O MIT (Massachusetts Institute of Technology) vem estudando a incorporação de sensores às vestimentas para monitorar batimentos cardíacos – algo que definitivamente causará impacto e ruptura no que hoje compreendemos como roupas esportivas.  A Nurvv Run já oferece aos consumidores palmilhas com sensores que permitem analisar sua técnica de corrida,  e a Yoganotch faz uso de sensores corporais para dar feedback sobre a postura do usuário. Namastê high-tech!

 

  1. Tênis circular

Há tempos o  conceito de economia circular (reciclar, reduzir e reutilizar) frequenta a mente do consumidor, e agora chegou a hora do tênis circular,  que reproduz a  mesma lógica, porém  dentro da esfera do consumo e das práticas esportivas.

A Adidas está na fase de teste do Ultraboost DNA Loop,  que promete revolucionar a ideia de sustentabilidade em footwear, ao ser o primeiro tênis da marca – e um dos pioneiros no mercado – a apresentar uma composição integralmente reciclável, possibilitando o reuso dos componentes do próprio tênis no final de sua vida útil, para a fabricação de um novo par. 

 

  1. A roupa que se transforma

A tendência de design thinking voltado a uma  moda versátil está inaugurando uma nova era de peças e artigos flexíveis,  que podem  ser incorporadas em roupas, sapatos e acessórios.

Movidas pela necessidade de propor valor e longevidade a consumidores que buscam comprar menos e melhor, as marcas criam peças que podem ser transformadas ao se retirar ou adicionar algo, adquirindo um desenho diferente e até mesmo uma nova função. É a vez do ‘clip on, clip off’. 

 

  1. Azul é a cor mais quente 

Em março de 2019, a WGSN e sua marca-parceira, Coloro,  já apontavam a cor A.I. Aqua como promessa para 2021. Inspirada no azul típico do mundo da tecnologia, a cor apresenta um tom versátil que pode ser adaptado tanto a artigos esportivos quanto a peças fashion forward,  vanguardistas em termos de tendência.

Um recente estudo focado nos tons mais usados pelos maiore sites do mundo constatou a dominância do azul e confirmou que tons azulados, proeminentemente usados no universo tech, têm tudo para ser cada vez mais importantes e usados

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