A Biossance – pioneira e líder global em beleza sustentável por meio de uma biotecnologia inovadora – anunciou o Dia Internacional do Esqualano, uma iniciativa para aumentar a conscientização global sobre seu esqualano à base de cana-de-açúcar, que apoia a preservação dos oceanos e a sustentabilidade ambiental.
O uso do esqualano à base de cana-de-açúcar como ingrediente principal para toda linha de cuidados com o rosto e corpo da marca salva mais de dois milhões de tubarões todos os anos ao produzirem em laboratório uma versão limpa e sustentável do óleo de esqualano, que na teoria é encontrado no fígado do animal. A marca também usa resíduos da produção de seu esqualano para criar embalagens e produzir energia, além de oferecê-lo a outras marcas de beleza para reduzir a dependência do esqualeno natural.
Para celebrar e espalhar essa iniciativa com o esqualano, a Biossance se uniu com a REORDER®, movimento que estimula soluções sustentáveis em prol dos oceanos na moda, e criou a campanha “+Tubarões – Plásticos”, que acontecerá até 8 de Junho de 2023, Dia Mundial dos Oceanos, com o objetivo de retirar 10 toneladas de lixo ao redor de cinco praias do litoral do Brasil.
Ver essa foto no Instagram
A mensagem por trás de tudo isso é conscientizar que a espécie mais perigosa dos oceanos não é o tubarão, mas sim o plástico, já que estima-se que a cada ano cerca de 11 milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos, contaminando cerca de 67% dos tubarões no ambiente marinho.
A primeira etapa da campanha “+Tubarões – Plásticos” aconteceu no dia 15 de Outubro e contou com a presença do público local e da ONG Eco Garopaba para recolher materiais plásticos e resíduos poluentes e, assim, interceptar a chegada de mais lixo no oceano e reforçar o compromisso com a saúde e preservação do meio ambiente.
Veja também: 3 marcas de beleza e luxo com ações para o Outubro Rosa