Muitos estilistas brasileiros célebres como Dener e Clodovil ganharam seu lugar no olimpo da moda, mas poucas pessoas da nova geração já ouviram falar em Conrado Segreto, e por isso ficamos tão contentes quando vimos a homenagem feita pela L’Officiel. Um lindo editorial de moda destacou o legado deste estilista que foi tão importante para a moda brasileira.
A edição de moda de João Paulo Durão e as fotos impecáveis assinadas por Gui Paganini mostram como os looks criados por Segreto em sua fulminante carreira entre os anos 1980 e início dos 90 (sua morte foi em 92) continuam contemporâneos hoje em dia.
Dois textos preciosos acompanham o shooting: o artigo conciso e preciso da diretora de redação da revista, Silvana Holzmeister, e o texto repleto de emoção de Rita Segreto, irmã do estilista e responsável por conservar seu acervo e memória. “Nestes tempos incertos e cheios de regras e fanatismos, a sustentabilidade da memória da moda do mundo é um lugar de descanso, alegria e descobertas”, dizem as palavras certeiras de Rita Segreto.
Mas, afinal, quem foi Conrado Segreto?
Conrado Segreto foi um dos maiores nomes da moda brasileira. Em apenas oito anos de carreira, o estilista conseguiu fazer história ao modernizar a alta moda brasileira através de criações que estampavam elegância e sofisticação unidos ao nacionalismo brasileiro.
A escolha de carreira do Conrado sempre foi muito evidente. Aos seis anos de idade ele já desenhava roupas inspiradas nos concursos de miss que assistia, e aos 29 iniciou oficialmente a carreira. Segreto foi assistente da estilista Gloria Coelho, integrou a Cooperativa de Moda junto a Walter Rodrigues, Jum Nakao e Marita de Dirceu, passou pelo Studio Berçot, de Marie Rucki, em Paris e publicou na Vogue. No final dos anos 80, início dos anos 90, conquistou a alta moda brasileira com sua criatividade e ousadia.
Enquanto estilista, Conrado só realizou quatro desfiles antes de sua morte precoce em 1992 em decorrência do vírus HIV, mas todos foram autênticos o suficiente para serem lembrados e cultuados até hoje. Seus croquis misturavam o pop e o glamour de forma divertida, brincando com cores, estampas e volumes. Vale a pena assistir este vídeo da jornalista Lilian Pacce, que conta tudo sobre ele e revela que seu vestido de noiva foi assinado por Conrado Segreto!