Influência das trends TikTok no body positive movement

Se você é alguém ligado na internet, você com certeza já ouviu falar do movimento body positive. 

Também chamado de body positivity, o termo nomeia um movimento que preza pela aceitação do corpo sem a necessidade de se enquadrar em um padrão. Gordo, magro, com celulite, sem celulite, com estrias, sem estrias, com alguma deficiência ou cicatriz… Aqui, o lance é amar a sua figura do jeitinho que é.

Apesar da pauta existir desde anos 60, com o lema “meu corpo, minhas regras”, que lutava  contra a discriminação de corpos denominados “fora do padrão”, o movimento body positi nunca esteve tão em alta como agora.

Há um tempo já se percebe uma mudança nos no comportamento de uma parcela usuários das redes sociais, que ao invés de usarem aplicativos ou forçarem poses para que seu corpo saia “perfeito”, passaram a simplesmente publicarem o tal como são.

As fotos de corpos verdadeiros são poderosas, e além de ajudar mulheres a se aceitarem e amarem do jeito que são, elas também contribuem para a grande repercussão do movimento, podendo até mesmo influenciar o comportamento em rede social das gerações mais novas. 

Como bem sabemos, o TikTok é o app favorito da geração Z, e entre os mais diversos temas que circulam lá dentro, o movimento body positive – felizmente –  é um deles!

Além da #bodypositivity ter mais de 52 milhões de curtidas de curtidas, vira e mexe nos deparamos na for you um conteúdo relacionado ao movimento que acaba por virar trend.

Uma das primeiras tendências relacionadas a isso estourou ainda em meados de 2020, e a precursora de tudo foi ninguém mais ninguém menos que a rapper, cantora,  compositora e vencedora de Grammys Lizzo.

 

@lizzoBody positivity has entered the chat♬ original sound – Dexter

A partir do vídeo da Lizzo, milhares de usuárias do aplicativo recriam a ideia do vídeo com um enfoque no rosto, e depois exaltar e celebrar seu corpo real, a tendência ficou em alta por aproximadamente 4 semanas.

Uma segunda tendência do movimento que estourou no aplicativo era ao som de uma garota falando “bodies that look like this”, e mostrava o seu corpo flexionado, ou de barriga encolhida “also look like that”, que mostrava a mesma garota com o corpo relaxado indicando o quão fácil pode ser manipular seu corpo para uma foto.

@sheaint.com#bodypositivity @marycjskinner #bodiesthatlooklikethis #cialopozytywnosc #sheaintcom #sheaintlingerie #organiclingerie♬ bodies that look like this also look like this – skinner 🌙

A trend contou com mais de 10 mil vídeos, e até mesmo contou com a participação da super modelo Angel da Victoria Secrets, Sara Sampaio, que aproveitou o áudio para mostrar para os usuários do aplicativo que até top models tem pneuzinhos, e que isso é perfeitamente normal.

@realsarasampaioLittle Friday PSA ! Love your body the way it is! ❤️❤️ #bodythatlookslikethis♬ original sound – sarasampaio

Uma terceira trend que bombou recentemente é ao som da música Folding Chair de Regina Spektor, mais especificamente no trecho da música que diz ” I’ve got a perfect body / But sometimes I forget /I’ve got a perfect body”. 

Na trend, usariam com as mais diversas figuras que enaltecem seus corpos, dizendo que são perfeitos independente de seu formato.

@spinachbabieeveryone say thank you to avocados #fyp #foryoupage #bodypositivity♬ Folding Chair – Regina Spektor

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar uma declaração que a cantora e atriz Camila Cabello fez no aplicativo há alguns meses atrás. No tiktok, Camila enaltece seu corpo como ele é, e relembra que somos mulheres reais com celulites, estrias e gordurinhas. Ela ainda comenta que odiar seu corpo é “so last season”. You go Camila!

@camilacabelloi luv my body♬ original sound – Camila Cabello

Leave a reply

PT