Depois de quase um ano e meio de fronteiras fechadas, o cenário para o ingresso dos brasileiros na França finalmente parece estar mais favorável, e com isso ressurge a nossa antiga paixão de sonhar – e até mesmo planejar viagens para esse destino que tanto adoramos.
Muito além da Torre Eiffel e do Louvre, Paris é um lugar fantástico para os amantes da cultura, gastronomia e arquitetura.
Aproveitando o momento retomada do turismo, pedimos a Paulo Pereira – brasileiro colunista da Lu Lacerda que há muitos anos mora em Paris e conhece tudo de mais bacana da cidade – para que ele nos contassem quais são os lugares mais badalados para visitar agora.
Seguem as dicas para sonharmos com a cidade que tanto amamos e já anotamos em nosso caderninho para não perder!
3 lugares mais badalados do momento para você visitar em Paris, por Paulo Pereira.
1 – restaurante Bambini
Mais um restaurante italiano badalado foi inaugurado, o Bambini, no Palais de Tokyo. O lugar tem a assinatura do grupo Paris Society (Mun e Girafa) e a Romain Taieb 5 (Le Piaf), com 500 lugares, no coração do museu de arte contemporânea.
É uma neocantina popular, um templo para festas entre amigos, brunches em família, almoços e jantares de negócios. A decoração contemporânea tem grandes lustres, mesas altas e baixas, com formas e curvas que dão um clima caloroso. O terraço é um capítulo à parte, com uma vista linda da cidade. No menu, delícias florentinas, fettuccine al tartufo, tagliatelle com molho de carne e muito tiramisu como sobremesa, tudo delicioso.
Bambini
13, Avenue du Président Wilson — 75016 — Paris
—
- La Samaritaine
A reabertura da loja de departamentos La Samaritaine, amada pelos parisienses. O aniversário de 150 anos estava programado para o ano passado, mas a pandemia forçou o grupo LVMH, dono da loja, a adiar a reabertura. Fundada em 1870 por Ernest Cognacq, a La Samaritaine é considerada uma joia do art nouveau e art déco. Inicialmente, o projeto era de uma loja popular, para uma clientela simples à procura de todo tipo de produto, mas, em 2005 foi fechada por falta clientes e problemas de segurança no prédio, para a tristeza de todos na cidade.
Todo restaurado, o novo ponto está maravilhoso: sua marquise imponente, afrescos art déco e toda a parte de ferro impecável. A loja vai apresentar coleções não só de marcas consagradas, mas também de jovens estilistas pouco conhecidos, além de espaço de decoração, acessórios, restaurante e uma boulangerie.
Anexo ao prédio, foi construído um hotel de 15 mil metros quadrados, com escritórios, uma creche, e 97 apartamentos sociais para a população necessitada. No total, o custo foi de 750 milhões de euros (mais ou menos R$ 4,5 bilhões).
La Samaritaine
9, Rue de la Monnaie — 75001 — Paris
—
- Hotel Le Cheval Blanc
O Le Cheval Blanc vai ser inaugurado em 7 de setembro e é parte do complexo onde fica a loja La Samaritaine, às margens do Rio Sena. A arquitetura tem a assinatura de Edouard François, e a decoração luxuosa e contemporânea é de Peter Marino. São 46 suítes, 26 quartos, terraço com um Spa Dior, piscina, sala de ginástica, espaço infantil com um carrossel para as crianças. Na gastronomia, são quatro restaurantes: o Plénitude, sob o comando do chef Arnaud Donckele e o chef pâtissier Maxime Frédéric, o Le Tout Paris, Le Limbar, e a primeira Langosteria fora da Itália. Todo esse conforto no coração da cidade.
Hotel Le Cheval Blanc Paris
8 quai du Louvre, 75001
Para mais dicas excepcionais, não deixe de ler a coluna do Paulo Pereira no blog da Lu Lacerda.