View this post on Instagram
Ainda nessa semana fomos maravilhadas com uma foto no instagram da Cardi B onde a musa nos mostrava sua coleção – nada básica – de bolsas Birkin da Hermés. Com mais de 20 bolsas em diversas tonalidades, a cantora nos tirou o fôlego e voltou a despertar um antigo desejo de todos nós de ter uma Birkin.
Se você é amante da moda, com certeza já se encantou com a beleza e perfeição técnica de uma Birkin. A it-bag, que está sempre nos braços das celebridades e fashionistas, há mais de três décadas é um dos maiores objetos de desejo entre os insiders da moda.
A história por trás da bolsa
Tudo começou em um voo de Paris para Londres em 1981, quando Jane Birkin, atriz britânica e it girl dos anos 60, derrubou o conteúdo de sua bolsa de palha na frente de Jean-Louis Dumas, chefe executivo da Hermés na época.
Reza a lenda que, após o incidente, Jane reclamou para Jean-Louis que não havia uma bolsa espaçosa o suficiente no mercado que acomodasse todos os itens do dia a dia. A dupla iniciou uma conversa sobre ideias para a bolsa ideal, que resultou na atriz desenhando um protótipo em um saquinho para enjôo.
Três anos depois, em 1984, a Hermes finalmente lança a tal bolsa perfeita para a mulher moderna, que posteriormente viria a se tornar o maior best-seller da marca, e um dos itens mais exclusivos – e caros – da moda.
A bolsa que carrega exclusividade em seu DNA
Confeccionada em couro por um trabalho manual de artesãos rigorosamente treinados que seguem instruções precisas – e que podem demorar até duas semanas para construir uma única bolsa – os preços da Birkin ficam lá em cima. Disponível nos tamanhos 25, 30, 35 e 40, a menor já chega a valer por volta dos 6,800 euros (equivalente a 42 mil reais) – imagina as outras?!
Por conta de toda essa delicadeza na construção, há sempre um desequilíbrio entre uma oferta limitada de bolsas para uma grande demanda de consumidores. É quase impossível entrar em uma loja da Hermés e sair com uma Birkin nos braços. Os dispostos a comprar a famosa bolsa precisam enfrentar longas filas, que podem chegar a 3 anos!
Para os amantes de Sex And The City, isso não é nenhuma novidade. Como esquecer do 11º episódio da 4ª temporada, em que a lendária Samantha Jones – frustrada com a escassez da bolsa – tenta furar a fila ao dizer que está comprando para uma de suas clientes, a atriz Lucy Liu, o’que posteriormente resulta em uma disputa icônica entre as duas musas para ver quem fica com a bolsa?
Já ouvimos muitas vezes que a escassez gera valor, e a Birkin é a prova disso. Estima-se que ao longo de 37 anos de mercado, o preço da bolsa foi mais valorizado que o do ouro. Podemos dizer que é um ótimo investimento!
Relatos de quem realizou o sonho
As influenciadoras Luisa Accorsi e Layla Monteiro são duas brasileiras que orgulhosamente podem dizer que têm uma Birkin no armário. Que tal aprender mais detalhes nas palavras das musas?