Não é novidade para ninguém que os últimos tempos vêm sido marcados por um sentimento generalizado de angústia e incertezas e uma necessidade muito grande da busca pelo autoconhecimento e espiritualidade. Devido à questão do isolamento, refletir sobre os mais diversos assuntos – inclusive a própria existência – se tornou algo corriqueiro para uma parcela da população – e a diretora criativa da marca que carrega o seu nome, Lilly Sarti entendeu muito bem isso!
Com a criação de três cápsulas que juntas contam a história de um processo de evolução pessoal, a coleção Spring Summer 2022 da grife nos emociona e surpreende ao traduzir através de suas peças este sentimento presente em nossas vidas
“Quando comecei a criar a coleção Spring Summer 2022, estava em uma fase de reflexão e pensava em nosso processo evolutivo como seres humanos, seres que têm uma jornada na Terra e cuja história é de milhares de anos no universo” Conta Lilly Sarti.
CÁPSULA 01 • PERCEPÇÃO DO EU
“Tudo começa quando refletimos sobre quem somos, de onde viemos, para onde vamos e por que estamos aqui. Podemos pensar em cores, materiais e formas mais limpas, como um papel em branco que será a origem da nossa história.” comenta a diretora criativa
Inspirada pelo cósmico, a primeira história do desfile traz uma pegada limpa sustentável, que conta com roupas feitas a partir de fibras naturais que se unem a fios reciclados vindos de garrafas PET.
Os modelos são confortáveis mas não deixam de valorizar a silhueta feminina, que de uma forma bem sútil é ressaltada. A combinação resulta em uma coleção muito bem pensada e estilizada, com um ar cool que vai do elegante ao confortável.
Os tons terrosos característicos da grife estão presentes assim como uma paleta de cores frias, como o azul oceano, jeans, off-white e outras tonalidades naturais.
Toda essa neutralidade de tons e modelos traduz muito bem a proposta da diretora criativa de representar as origens do ser.
CÁPSULA 02 • REFLEXÃO DO SER
“Este segundo momento representa a hora em que percebemos onde estamos e tentamos fazer com que a nossa história faça sentido. Começo a entender quem eu sou, para onde vou, o porquê da minha vida.” ressalta Lilly Sarti
Na tentativa de representar este conceito abstrato do autoconhecimento, a marca aposta na estampa Labirinto, capaz de ilustrar perfeitamente esta sensação de estar perdido em busca de uma saída e reencontro
O uso do lastex aplicado em detalhes volta a valorizar a silhueta feminina, enquanto o azul noturno, rosa sândalo, verde sálvia e vermelho dália foram as cores escolhidas para representar o sentimento de transtorno e confusão.
CÁPSULA 03 • DIMENSÃO DO SAGRADO
“Com a evolução constatamos que nem sempre será possível compreender totalmente a realidade à nossa volta, pois os padrões nos impedem de perceber muitas coisas.” Acrescenta Lilly
A terceira e última parte da coleção surge como uma resposta pacificadora à angústia anterior. Descondensando a estampa do Labirinto e apostando em tons mais claros, Lilly volta a nos transmitir uma sensação de paz que marca uma mudança de estado mental.
A transição astrológica entre o signo de Peixes para Aquário também está presente na coleção – de uma forma bem literal. Peixinhos bordados de forma irregular sobre um tecido de cor neutra que nos remete ao oceano são elementos que marcam presença neste capítulo final.
A modelagem das peças dessa cápsula traduzem um forte desejo de quem passou dois anos em isolamento, sem se arrumar. A escolha das plataformas nos pés na terceira parte do desfile traz looks modernos, elegantes, porém confortáveis, que já nascem como objeto de desejo para todos nós amantes de moda.
Combinando saúde mental com moda, Lilly Sarti conseguiu realizar um evento memorável que estará para sempre guardado em nossos corações.
O desfile ocorreu de forma online e foi transmitido pelo site da SPFW. Mas antes que você triste por ter perdido este show, saiba que ele está disponível aqui mesmo!